PABX em nuvem

O que é PABX?

Conheça os PABX mais comuns e o ideal para trabalho remoto.

Private Automatic Branch Exchange, ou em português, troca programada de ramais privados, comumente conhecido pela sigla PABX, é utilizado em geral por grandes empresas para interligar muitos ramais em uma mesma linha telefônica. Funciona como uma central telefônica, ampliando de certa forma a possibilidade de realizar e receber ligações externas em uma empresa ao mesmo tempo, sem precisar aguardar que uma linha seja liberada, tornando o atendimento melhor e mais organizado. Nos anos 60, os primeiros PABX existentes eram chamados de PBX. Com estruturas bastante complexa, exigiam um operador humano especializado com as muitas linhas telefônicas e blocos de painéis, para atender e direcionar as chamadas.

Essa necessidade de um operador humano se tornou nula nas décadas seguintes, com o advento das centrais telefônicas automatizadas, mas demorou para que as empresas confiassem nesse novo sistema.

Aos poucos, percebendo as muitas vantagens, especialmente a economia que o novo sistema gerava, as empresas começaram a se render a esse sistema automatizado.

Entre agora mesmo em contato com um Especialista da Net2Phone e saiba mais.

Tipos de PABX.

Com o tempo e a criação de tecnologias mais avançadas, novas modalidades de PABX foram surgindo, se diferenciando entre as funcionalidades e a forma como a instalação, configuração e manutenção são feitas. Entre os principais tipos, estão:

PABX Analógico.

O sistema mais tradicional, funcionando através de operadoras de telefonia fixa, com recursos mais básicos, porém bastante funcionais dentro de uma empresa. Das principais funções, se destacam o recebimento de chamadas externas, identificador de chamadas, ligações entre ramais, bloqueio de ligações a cobrar, senha para ramais. Um dos pontos negativos desse sistema é a exigência de uma manutenção especializada, como a mão de obra técnica qualificada, o que gera um custo, sendo preciso uma interrupção temporária do funcionamento conforme o defeito apresentado paralisando o atendimento da empresa.

PABX Digital.

Somente operadoras maiores podem fornecer o serviço de PABX digital, que opera por meio de linhas digitais E1 ou ISDN. A qualidade das ligações é muito maior e possui recursos além do analógico. A princípio, umas das vantagens em relação ao sistema analógico é a eliminação de ruídos, ajuste do volume de escuta, uso de troncos digitais, discagem direta para ramais, o DDR.

A manutenção também precisa ser feita por mão de obra qualificada, resultando em um serviço mais caro.

PABX IP.

Esse sistema funciona por meio da internet, utilizando a telefonia VOIP para as ligações, o que resulta em redução no custo total das ligações, tanto locais, quanto à distância e internacionais. Oferece soluções mais completas de telefonia como gravador de chamadas, fila de espera, URA e muitos outros recursos. Possibilita a mobilidade e facilita a escalabilidade. Exige a contratação de linha SIP para o funcionamento e a instalação de um hardware, o que pode ser um investimento mais alto. Também despende de manutenção especializada, mas pode ser feita remotamente.

Em alguns casos, é preciso a aquisição de equipamentos, como um Adaptador de Telefone Analógico, ATA, um telefone IP, para a conexão com a internet ou Softphone, são softwares que simulam a interface de telefone em computadores.

.

PABX Híbrido.

A união dos três tipos de PABX: analógico, digital e VOIP. Bastante usado em empresas de Call center, por integrar soluções de comunicação, com a redução do custo das ligações e melhora da qualidade. Uma opção para as empresas que se interessam em usar a tecnologia VOIP, mas que ainda querem continuar utilizando linhas telefônicas tradicionais. No entanto, os recursos são bem reduzidos, o equipamento mais complexo e a manutenção é de alto custo.

Entre agora mesmo em contato com um Especialista da Net2Phone e saiba mais.

E agora o que escolher?

Diferenças entre PABX convencional e PABX em nuvem.

A diferença que mais chama atenção quando se compara um PABX convencional de um PABX em nuvem é a redução das despesas em muitos aspectos. Começando com o custo das ligações, em que a economia pode chegar a até 70% em ligações internacionais, o que amplia muito mais as possibilidades de uma empresa em expandir os negócios. A instalação de um PABX em nuvem é bem mais facilitada, sem o uso de cabos, fios e centrais com conexões e quase uma infinidade de linhas e equipamentos. Mais uma economia.

O ponto que também pode ser destaque para o PABX em nuvem tem a ver com a manutenção, por ser um sistema que funciona através da internet exige muito menos interações de técnicos e quando precisa, é feito remotamente.

Esta categoria de sistema é o ideal para fazer trabalhos remotos, o famoso home office.

Igualmente, as atualizações são feitas de forma remota, sem interferir no trabalho da empresa e possui suporte todos os dias, 24 horas.

Entre agora mesmo em contato com um Especialista da Net2Phone e saiba mais.

PABX Virtual ou em nuvem?

A versão mais atual do sistema de telefonia. Possui todos os benefícios de um sistema IP, funcionando através da internet, por ser baseado inteiramente em nuvem, não necessita de um servidor físico ou de equipamentos específicos. Outra vantagem é que dispensa redes complexas e caras para a instalação, tudo sendo feito pela internet e pode ser utilizada em qualquer dispositivo conectado, incluindo smartphones.

Por exigir um baixo investimento, o PABX em nuvem está disponível para empresas de todos os portes, até mesmo as pequenas empresas podem usufruir dos benefícios deste sistema, podendo oferecer um atendimento mais personalizado aos clientes.

Quer revolucionar o modo como a sua empresa se comunica e obter todas as vantagens de ter um PABX em nuvem? Então, entre agora mesmo em contato com um Especialista da Net2Phone e saiba mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *