Gerenciador de Senhas

Como funciona os gerenciadores de senhas e credenciais

Como funciona os gerenciadores de credenciais.

O que os gerenciadores de senhas fazem?

O objetivo principal de todo bom gerenciador de senhas é gerar, armazenar e ajudá-lo a gerenciar senhas. A maioria deles também pode armazenar outras informações confidenciais, como detalhes de cartão de crédito ou notas seguras. Os gerenciadores de senhas também facilitam sua vida, permitindo o preenchimento automático em dispositivos confiáveis. Você não precisará se lembrar de todas as senhas que possui e usar a recuperação de senha quando não tiver. Alguns até verificarão a dark web rotineiramente para ver se alguma de suas senhas se tornou publicamente disponível.

Mas há mais do que isso, mesmo que você tenha apenas algumas senhas para se lembrar. Um gerenciador de senhas torna muito mais difícil para hackers roubar seus dados. Além do mais, ajuda contra-ataques de phishing e pharming, que são duas das formas mais populares de obter a senha de alguém.

Além disso, os gerenciadores de senhas ajudam contra keylogging e registro de tela usando a função de preenchimento automático mencionada acima. Eles também ajudam contra o enchimento de credenciais. A maioria das pessoas não percebe que é fácil testar sua senha em milhares de sites diferentes automaticamente para ver se ela foi usada mais de uma vez. Com um gerenciador de senhas, isso não é mais sua preocupação. Finalmente, os gerenciadores de senhas podem ajudá-lo a compartilhar senhas e outros dados com seus amigos sem copiar e colar tudo em seu e-mail ou janela de bate-papo.

Como funcionam os gerenciadores de senha?

Os gerenciadores de senhas armazenam suas senhas em um banco de dados criptografado, que pode ser local (em seu dispositivo) ou remoto (online). Em alguns casos, também podem ser informações de cartão de crédito ou documentos importantes que você não deseja manter na nuvem. Todas as informações contidas geralmente são desbloqueadas com uma senha mestra. Esse é o único que você precisa lembrar. Sempre que você precisar fazer login no seu e-mail ou em outra conta, basta copiar e colar o nome de usuário e a senha.

A maioria dos gerenciadores de senhas também possui uma função de preenchimento automático que faz o trabalho para você. Em qualquer um dos casos, a questão é que você não precisa mais se lembrar de nenhuma dessas senhas.

Os gerenciadores de senhas também geram senhas fortes para você. Eles podem até mesmo lembrá-lo de trocá-los regularmente, o que é uma prática recomendada. Você também será notificado sobre duplicatas, que geralmente são encontradas quando você insere todas as senhas no banco de dados pela primeira vez.

Além do mais, os gerenciadores de senhas funcionam em vários dispositivos e vêm com extensões de navegador. Isso significa que você não ficará bloqueado nem na área de trabalho nem no smartphone.

Por que usar um gerenciador de senhas embutido no navegador é uma má ideia

Os gerenciadores de senhas do navegador estão melhorando a cada dia, não apenas salvando, mas também gerando senhas para você. 2FA, preenchimento automático e sincronização também se tornaram recursos comuns. Além do mais, os usuários da Apple agora recebem alertas do Safari se alguma senha for usada mais de uma vez.

Apesar de tudo isso, recomendamos o uso de um gerenciador de senhas dedicado. Para começar, eles sincronizam seus dados em vários navegadores e dispositivos, o que torna muito mais fácil acessá-los em qualquer lugar. Em segundo lugar, a maioria dos gerenciadores de senhas também salvam informações de cartão de crédito e notas, tornando muito mais fácil compartilhá-las com segurança.

Finalmente, os melhores gerenciadores de senhas podem verificar na dark web se alguma de suas credenciais de login foi comprometida. Nesse caso, alterar todas as suas senhas por novas fortes será muito mais fácil em comparação com os gerenciadores de senhas do navegador.

O que é um bom gerenciador de senhas?

Um bom gerenciador de senhas deve ter todos ou pelo menos a maioria dos seguintes recursos:

  • Mantém suas senhas seguras. Isso não é possível sem criptografia de nível militar.
  • Usa arquitetura de conhecimento zero. Somente você deve ser capaz de acessar suas senhas. A arquitetura de conhecimento zero garante que mesmo o provedor de serviços não possa acessar seus dados.
  • Gera senhas fortes. Eles devem ter pelo menos 12 caracteres, com letras maiúsculas, números e símbolos especiais.
  • Melhora as senhas fracas. Quando você importa sua lista de senhas, pelo menos algumas provavelmente não serão qualificadas como  fortes . É tarefa de um bom gerenciador de senhas fortalecê-los, como os esteróides fortalecem um atleta.
  • Analisa a dark web regularmente. Você nunca sabe quando seu nome de usuário, senha ou, Deus nos livre, ambos, acabam na dark web para venda. Portanto, escolha um gerenciador de senhas que possa alertá-lo se isso acontecer.
  • Permite salvar outros dados. Embora os nomes de usuário e as senhas ocupem a maior parte do seu cofre, os detalhes do cartão de crédito e as notas seguras também são importantes, especialmente se você precisar deles diariamente.

 

Você deve considerar um gerenciador de senhas gratuito?

 

Para alguns usuários, um gerenciador de senhas gratuito pode ser suficiente. No entanto, devemos primeiro separar os premium que oferecem uma versão gratuita dos gerenciadores de senhas verdadeiramente gratuitos. Infelizmente, a maioria dos últimos não vale o seu tempo. Na verdade, alguns podem ser até perigosos, roubando todos os seus dados dentro do cofre.

A maioria dos melhores gerenciadores de senhas tem uma versão gratuita para você experimentar. Claro, todos eles vêm com menos recursos e várias restrições, como um dispositivo conectado por vez. Outros não permitem que você faça backup de seus dados e negam atendimento prioritário ao cliente. Mas se você realmente quiser, recomendamos escolher em nossa lista dos  “Mencionar o Mycena para pessoa fisica”

Perguntas frequentes

Os gerenciadores de senhas podem ser hackeados?

Nenhum software de segurança é isento de falhas. Isso não significa que você deva desistir totalmente da segurança cibernética e dos gerenciadores de senhas. Eles não precisam ser perfeitos para protegê-lo. Eles precisam ser seguros o suficiente para tornar muito mais difícil para os invasores obterem seus dados. Um gerenciador de senhas seguro  é um osso duro de roer. 

Como os gerenciadores de senha garantem a segurança da sua senha?

Os gerenciadores de senhas protegem seus dados não apenas de hackers, mas também deles próprios. Graças à arquitetura de conhecimento zero,  suas informações são criptografadas usando uma cifra de nível militar  antes de chegar ao servidor do provedor. É por isso que é virtualmente impossível decifrar seus dados.

Os aplicativos de gerenciamento de senhas rastreiam ou vendem minhas informações pessoais?

Um gerenciador de senhas não pode rastrear, muito menos vender seus dados, se implementar uma arquitetura de conhecimento zero. E é isso que os melhores gerenciadores de senhas fazem. Eles criptografam suas informações pessoais antes que cheguem a seus servidores, portanto, não há como acessá-las sem uma senha mestra.

Quais são as desvantagens de um gerenciador de senhas?

A desvantagem mais significativa de um gerenciador de senhas é que, caso seja comprometido, será um ponto único de falha. Em caso de violação, esse banco de dados teria todas as suas contas em um só lugar, além de pagamento e informações pessoais altamente confidenciais. Essa desvantagem é atenuada usando uma autenticação de fator múltiplo, o que tornaria muito mais difícil penetrar.

Por que alguns gerenciadores de senhas são gratuitos?

Os gerenciadores de senhas constituem um pequeno nicho de produtos de segurança cibernética. Isso significa que eles são um segmento ainda mais estreito de um segmento já pequeno. A maioria dos clientes nem mesmo está ciente dos possíveis riscos. Os desenvolvedores do gerenciador de senhas, em primeiro lugar, estão instruindo sobre as necessidades de tais produtos. A versão gratuita torna a venda mais fácil e tem uma chance maior de o usuário comprar um produto completo se ele se acostumar com a conveniência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *